Um “escape room” com mapas

“Escape room” , mas com dados geoespaciais

Durante os últimos meses, A Equipa do Ordnance Survey (OS) esteve a trabalhar num projecto educativo que concilia a utilização dos SIG, Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Este projecto pretende explorar novas formas de apresentar dados geoespaciais através de um jogo baseado no conceito dos “escape rooms”, ou salas de fuga. O projecto contínua em desenvolvimento.

Como funciona

O jogo passa-se inteiramente num ambiente virtual através da utilização do equipamento Oculus Rift. No início os participantes encontram-se numa sala virtual fechada e à sua frente encontra-se uma mesa onde será colocado um mapa com as dimensões de um mapa em papel. Numa prateleira encontram-se uma série de mapas que o utilizador pode escolher, nas escalas 1:25K e 1:50K e que vai “carregar” na mesa à sua frente; numa outra prateleira encontram-se dados com “pontos de interesse”, e que vão sendo adicionados ao mapa de base. Depois, através de um guia com narração de voz e texto, os participantes terão de interagir com os dados geoespaciais de maneira a conseguirem obter a senha para escapar da sala e descobrir uma surpresa.

Map Room - Ordnance Survey
Ambiente virtual “Map Room” – imagem proveniente de https://www.ordnancesurvey.co.uk/blog/2018/01/virtual-escape-mapping/#more-23385

 

Apesar do potencial da aplicação, para já o OS não pretende disponibilizá-la ao público em geral, contudo, as apresentações efetuadas nas escolas no GIS Day em 2017 tiveram um grande sucesso e uma boa adesão do público. Uma versão personalizada foi também apresentada a executivos e académicos, sendo muito bem recebida.

 

 

 

Artigo completo em https://www.ordnancesurvey.co.uk/blog/2018/01/virtual-escape-mapping/#more-23385

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *