Bolsa de Investigação no projeto – WindScanner.PT – Portuguese WindScanner Facility, LNEG, Lisboa

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do Projeto “Projeto de Infraestruturas, com o nº 22207 “WindScanner.PT – Portuguese WindScanner Facility” financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) do Programa Operacional Regional de Lisboa nas seguintes condições:

1. Área Científica: Física/Engenharia/ Energia (ou equivalente)

2. Requisitos de Admissão: Inscritos num mestrado integrado, num mestrado, ou que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D em Engenharia Civil, Arquitetura, Energia e Ambiente ou outra engenharia análoga.

3. Factores de preferência: Conhecimentos em:

a)avaliação e mapeamento do potencial energético de fontes de energias renováveis;

b)processamento de dados e séries temporais;

c) campanhas experimentais de monitorização de parâmetros meteorológicos;

d) Sistemas de Informação Geográfica;

e) Conhecimento sobre manuseamento de sensores de medição de parâmetros meteorológicos (anemometria, sensores LiDAR e similares),

f) processamento e elaboração de mapas de orografia e rugosidade do terreno.




4. Plano de Trabalho: Processamento e controlo de qualidade de dados provenientes de campanhas experimentais de medição de parâmetros meteorológicos com base em sensores de alta precisão (LiDAR e WindScanner) e anemometria convencional. Modelação do escoamento atmosférico em orografias de elevada complexidade e estimativa de produção energética de Parques Eólicos. Colaboração na elaboração de documentação técnica – plano de negócios e procedimentos para a realização de campanhas experimentais de medição do vento. Participação nas atividades do projecto: Atividade: 5 – Perdigão (2017): field research campaign I reformulada para Madeira 2020; e Atividade: 7 – Operational phase.

5. Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, sucessivamente alterada pelos Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, Decreto Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Decreto-Lei nº 123/2019 de 28 de agosto; Regulamento nº 950/2019 da Fundação para Ciência e Tecnologia (Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT) de 16 de dezembro (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

6. Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido na UEREE (Unidade de Energias Renováveis e Eficiência Energética) do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Campus do Lumiar, sob a orientação científica da/o Doutora Ana Estanqueiro.

7. Duração da Bolsa: A Bolsa terá a duração de 4 meses e 21 dias com início previsto em 01 de junho de 2021 não podendo ultrapassar a data de conclusão do projeto, mas eventualmente prorrogável caso a data dessa conclusão seja objeto de prorrogação.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 835,98 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P. no País, (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo paga mensalmente através de transferência bancária.

9. Documentos de Candidatura:

a) Ficha Candidatura (https://www.lneg.pt/o-lneg/colaboracao/);

b) Carta de Apresentação (com indicação do nome do Projeto a que se candidata)

c) Curriculum Vitae detalhado;

d) Documentos adicionais (facultativos) – cartas de referência – estágios ou cursos complementares relevantes

e) Comprovativo de inscrição em mestrado ou mestrado integrado e das classificações em todas as disciplinas. Os certificados estrangeiros só podem ser considerados válidos quando apresentado o seu registo de reconhecimento ou, em alternativa, quando apresentado o documento de reconhecimento/equivalência das habilitações estrangeiras às correspondentes habilitações portuguesas sendo que as respetivas classificações só podem ser utilizadas se oficialmente convertidas para a escala de classificação portuguesa pela DGES ou por uma instituição de ensino superior pública, mesmo que a escala estrangeira seja de 1 a 20 valores.




10. Critérios de Avaliação: A seleção do Bolseiro basear-se-á nos seguintes critérios, por ordem decrescente de importância:

a) Curriculum académico do/a candidato/a relevante para a área de abertura de concurso;

b) Experiência anterior relevante;

c) Entrevista (apenas aos candidatos selecionados com base nos critérios a e b). A classificação dos candidatos será efetuada utilizando a seguinte fórmula: Total: 0,50×A+0,40×B+0,10×C em que: A é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 11.a; B é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 11.b; C é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 11.c. Serão selecionados para a entrevista os candidatos cuja soma nos critérios A+B seja igual ou superior a 7 valores.

11. Composição do Júri: Doutor Helder Perdigão Gonçalves (Presidente), Doutora Ana Estanqueiro, Doutora Teresa Simões (Vogais efetivos); Doutora Maria João Carvalho (Vogais suplentes).

12. Forma de Publicitação/Notificação: Os/As candidatos/as serão notificados por escrito, via correio eletrónico, da receção da candidatura assim como posteriormente, da decisão do Júri de Seleção. Os candidatos para eventual entrevista serão notificados por escrito, via correio eletrónico. Durante o período do concurso os candidatos deverão consultar diariamente o correio eletrónico indicado para se manterem informados sobre o seu desenrolar. Os resultados finais da avaliação serão ainda publicitados através de lista ordenada por nota final obtida, afixada no átrio do campus de Alfragide do LNEG, sito na Estrada da Portela – Zambujal – Alfragide.

13. Prazo de Candidatura: o concurso encontra-se aberto de 26 de abril a 07 de maio de 2021. A candidatura deverá ser dirigida a: LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P. Estrada da Portela – Zambujal – Alfragide, Apartado 7586 2610-999 Amadora ou por e-mail: ngeedital.candidaturas@lneg.pt Fax: 21716 09 01

Instituição de contacto: LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.

Endereço:
Estrada da Portela – Zambujal – Alfragide, Apartado 7586
Amadora – 2610-999
Portugal

Email: ngeedital.candidaturas@lneg.pt

 

Anúncio no site original