Bolsa de investigação pós-doutoral no projeto FIREFRONT – IST, Lisboa, Portugal

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 bolsa de investigação pós-doutoral no âmbito do projeto de I&D FIREFRONT, (1801P.00942.1.01) (PCIF/SSI/0096/2017), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área Científica: Sistemas, Decisão e Controlo.

Requisitos de admissão: Os candidatos deverão ter um grau de doutor numa das seguintes áreas: Engenharia Geográfica, Engenharia do Ambiente, Geociências, ou afins. O candidato deverá ter uma sólida formação e experiência em sistemas de informação geográfica, análise de imagens terrestres e marítimas e preferencialmente, conhecimentos em ciências de dados.

  1. a) ser titular do grau de doutor obtido nos três anos anteriores à data da submissão da candidatura à bolsa;
  2. b) ter desenvolvido os trabalhos de investigação que conduziram à atribuição do grau de doutor em entidade distinta da entidade de acolhimento da bolsa;
  3. c) não exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nesta tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados;
  4. d) não ter tido anteriormente contrato de bolsa de investigação pós-doutoral com o IST-ID.

Os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição portuguesa, de acordo com o Decreto-lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, e a Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é obrigatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374




Plano de trabalhos: O trabalho consiste na análise de imagens aéreas no espectro visível e térmico, e no seu mapeamento para coordenadas georreferenciadas de modo a apoiar, em tempo real, as forças de combate ao incêndio. O trabalho envolve ainda a co-orientação de estudantes de doutoramento e mestrado e colaborações com os restantes parceiros do projeto.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível ehttps://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf e https://dre.pt/application/file/a/127230968.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no ISR-Lisboa do IST, sob a supervisão científica do Prof. Alexandre Bernardino.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Abril de 2021, sendo eventualmente renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1616,00 (valor líquido, isento de imposto, 12 meses por ano), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores ), sendo o modo de pagamento da opção do Bolseiro por Transferência Bancária/Cheque.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção serão os seguintes: Avaliação curricular, entrevista individual, referências (min 2), carta de motivação, com os respetivos pesos de 30%, 30%, 20%, 20%.

Composição do Júri de Seleção: Prof. Alexandre Bernardino, Prof. José Gaspar, Prof. Jorge Salvador Marques.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Todos os candidatos serão notificados através de e-mail do Resultado Final da Avaliação.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 19 de março a 5 de abril de 2021.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:

  1. i) FormulárioB1 – Candidatura a Bolsa de Investigação (ist-id.pt ),
  2. ii)Curriculum Vitae;

iii) certificado de habilitações;

  1. iv) carta de motivação;
  2. v) Referências (min. 2);
  3. vi) declaração sob compromisso de honra de que não excede, com a celebração deste contrato, um período acumulado de três anos nessa condição, seguidos ou interpolados, no sistema científico e tecnológico, e que os trabalhos de investigação que conduziram à atribuição do grau de doutor foram desenvolvidos numa entidade de acolhimento distinta da entidade onde vão ser desenvolvidos os trabalhos de investigação da bolsa.

As candidaturas deverão ser enviadas via email: alex@isr.tecnico.ulisboa.pt




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento

Data limite de candidatura: 05 Abril 2021

Instituição de contacto: IST-ID, Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento

Endereço:
Avenida Rovisco Pais
Lisboa – 1049 – 001
Portugal

Email: rh@ist-id.pt

Website: www.ist-id.pt

Anúncio no site original