Bolsa de Investigação – Use Cases de implementação de soluções de Machine Learning e Inteligência Artificial, Coimbra, Portugal

A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma bolsa de investigação, no âmbito do projeto Desenvolvimento de Use Cases de implementação de soluções de Machine Learning e Inteligência Artificial FCT-DEI / MEO, Serviços de Comunicações e Multimédia S.A. + ALTICE LABS S.A., com as seguintes características:

N.º de bolsas: 1.

Tipo de Atividade: Neste projeto pretende-se gerar o geo-profiling de clientes, compreendendo a identificação de Locais de Interesse (Festivais, Bares, Cafés, etc).

Os resultados do processo de inferência serão visualizados num Sistema de Informação Geográfica (ex. QGIS)

Plano de trabalhos

– Desenvolvimento de algoritmos e visualizações no Sistema de Informação Geográfica.

– Experimentação e avaliação.

– Elaboração da dissertação.

– Contribuição para artigo científico..

Financiamento: Receitas próprias.

Destinatários/as da (s) bolsa (s): Licenciados em Engenharia informática, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia em Ciências de Dados ou em outras áreas afins, inscritos em curso de Mestrado Engenharia informática, Engenharia Eletrotécnica,  Engenharia em Ciências de Dados ou em outras áreas afins.

Local de realização da (s) Bolsa (s): Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Duração da (s) Bolsa (s): 6 meses.

Renovação: Eventualmente renovável.

Orientação Científica: Professor Doutor Carlos Manuel Robalo Lisboa Bento; Professor Doutor Marco António Morais Veloso.

Condições Financeiras da Bolsa: A bolsa ascende a € 805,98 correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Este subsídio mensal será pago no final do mês, por transferência bancária (A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais). O valor da bolsa não aumentará ao longo de todo o período da sua duração.

Regime de Atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva. É atribuído ao/à Bolseiro/a o Estatuto de Bolseiro/a da UC, conforme disposto no Estatuto do Bolseiro de Investigação, e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual.

Método (s) de seleção: Análise Curricular (60%) e Entrevista (40%).

Critérios de seleção e atribuição: Na Análise Curricular serão considerados os seguintes critérios:

  1. Média de Licenciatura(30%)
  2. Desempenho Académico nas cadeiras de área de Bases de Dados e Programação(20%)
  3. Publicações, comunicações e outras acções de divulgação científica (10%)

 

Na entrevista serão considerados os seguintes critérios:

  1. Demonstração de interesse pelo desenvolvimento de investigação na área degeo-profiling de clientes (30%)
  2. Motivação (10%)..

 

Formalização da candidatura: As candidaturas deverão ser formalizadas através do envio dos seguintes elementos:

  1. CV do candidato, incluindo Formação Académica e respetiva classificação final;
  2. Carta de motivação;
  3. Cópia do Certificado de Licenciatura;
  4. Comprovativo de Inscrição em curso de Mestrado ano letivo 2020/2021;
  5. Declaração sob compromisso de honra do candidato sobre o benefício de outras bolsas anteriores atríbuidas ao abrigo do atual Regulamento de bolsas da FCT.

Os candidatos com graus académicos obtidos no estrangeiro terão, obrigatoriamente, de apresentar os registos de reconhecimento desses graus e de conversão das respetivas notas finais para a escala de classificação portuguesa .

Os/As candidatos/as com graus académicos obtidos no estrangeiro terão de apresentar Certidão de registo de reconhecimento de acordo com a legislação aplicável.

Envio da candidatura:  As candidaturas devem ser enviadas por correio eletrónico, para o endereço carlalopes@dei.uc.pt e bento@dei.uc.pt  (indicando expressamente no e-mail de candidatura que se candidata a bolsa ALTICE LABS-716297) .

 

Composição do júri de seleção: Professor Doutor Carlos Manuel Robalo Lisboa Bento; Professor Doutor Fernando Jorge Penousal Martins Machado; Professor Doutor Marco António Morais Veloso.

 

Prazo para formalização da candidatura: Entre 19/01/2021 e 01/02/2021.

 

Data de Publicitação: 18/01/2021.

 

Data limite de candidatura: 01/02/2021.

 

Informações complementares: Os resultados da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis a contar da data limite de submissão de candidaturas, através de envio de comunicação aos/às candidatos/as, via correio eletrónico. Após a divulgação dos resultados, os/as candidatos/as serão notificados/as para, caso pretendam, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. Findo este prazo, os/as candidatos/as selecionados/as terão que declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data do início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta da declaração dentro do prazo referido equivale a renúncia à bolsa. Em caso de renúncia ou desistência do/a candidato/a selecionado/a, será notificado/a o/a candidato/a imediatamente melhor classificado/a.

Instituição de contacto: Identificação da Instituição: Universidade de Coimbra

Endereço:
Edifício da Faculdade de Medicina, 1.º andar, Pólo I, Rua Larga
Coimbra – 3004-504
Portugal

Email: bolsas@uc.pt

Anúncio no site original