Bolsa de investigação – Estratégia de Saúde Município de Coimbra

A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma bolsa de investigação, no âmbito do projeto Estratégia de Saúde Município de Coimbra, com as seguintes características:

N.º de bolsas: 1.

Tipo de Atividade: A atividade a desenvolver enquadra-se na prestação de serviços Estratégia Municipal de Saúde do Município de Coimbra. Este projeto visa avaliar a saúde da população e desenvolver ferramentas de apoio à decisão política no âmbito da descentralização de competências da saúde.

O bolseiro terá parte ativa e fulcral no apoio à recolha de dados, tratamento de indicadores e elaboração da Estratégia Municipal de Saúde..

Financiamento: Receitas Próprias, através da PSE-2020-024 .

Destinatários/as da (s) bolsa (s): O candidato deverá ser estudante de doutoramento em Geografia, ramo de Geografia Humana, e Mestre em Geografia, ramo de Ordenamento do Território e Desenvolvimento com conhecimentos na área da Geografia da Saúde e Planeamento Urbano Saudável. Será dada preferência ao candidato que possuir excelente domínio de ferramentas estatísticas e de Sistemas de Informação Geográfica e tenha participado em projetos de investigação, na área da Geografia da Saúde, com financiamento competitivo..

Local de realização da (s) Bolsa (s): Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Duração da (s) Bolsa (s): 6 meses.

Renovação: Eventualmente renovável.

Orientação Científica: Professora Doutora Ana Paula Santana Rodrigues.

Condições Financeiras da Bolsa: A bolsa ascende a € 1074,64 correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Este subsídio mensal será pago no final do mês, por transferência bancária (A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais). O valor da bolsa não aumentará ao longo de todo o período da sua duração.

Regime de Atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva. É atribuído ao/à Bolseiro/a o Estatuto de Bolseiro/a da UC, conforme disposto no Estatuto do Bolseiro de Investigação, e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual.

Método (s) de seleção: Avaliação curricular (70%) e entrevista (30%) aos 3 melhores classificados na avaliação curricular.

Critérios de seleção e atribuição: A avaliação curricular incidirá em vários parâmetros:

– Conhecimentos na área da Geografia da Saúde (10%)

– Conhecimentos na área do Planeamento Urbano Saudável (10%)

– Excelente domínio de ferramentas estatísticas (10%)

– Excelente domínio de ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica (10%).

– Participação em projetos de investigação com financiamento competitivo (20%)

– Conhecimento na elaboração de perfis de saúde (20%)

– Co-autoria de artigos científicos em inglês publicados em revistas com fator de impacto (20%).

A avaliação da entrevista incidirá nos seguintes parâmetros:

– Capacidade de demonstração dos conhecimentos que detém (50%)

– Clareza no discurso (50%

Se nenhum candidato corresponder ao perfil pretendido, a bolsa não será atribuída).).

.

 

Formalização da candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas através do envio dos seguintes elementos:

-carta de apresentação com detalhamento dos conhecimentos que tem e como os obteve;

-cópia de certificado de inscrição no curso;

-curriculum vitae detalhado;

-carta de recomendação com indicação dos conhecimentos obtidos

-artigo da sua autoria, em inglês e publicado em revista com fator de impacto, que considere pertinente para o tema do projeto de investigação

 -declaração sob compromisso de honra do candidato com a indicação das bolsas da tipologia a concurso que realizou e a respetiva duração OU declaração sob compromisso de honra do candidato atestando que nunca realizou bolsas da tipologia a concurso, conforme se aplique.

Os/As candidatos/as com graus académicos obtidos no estrangeiro terão de apresentar Certidão de registo de reconhecimento de acordo com a legislação aplicável.

Envio da candidatura:  As candidaturas devem ser formalizadas através do envio dos documentos para paulasantana@uc.pt, indicando no assunto: EMS-Coimbra – bolsa de mestre – [nome do candidato.

Composição do júri de seleção: Professora Doutora Ana Paula Santana Rodrigues; Professor Doutor Jorge Miguel Nunes Padeiro; Professor Doutor Ricardo Jorge Meireles Almendra .

Prazo para formalização da candidatura: Entre 07/12/2020 e 21/12/2020.

Data de Publicitação: 04/12/2020.

Data limite de candidatura: 21/12/2020.

Informações complementares: Os resultados da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis a contar da data limite de submissão de candidaturas, através de envio de comunicação aos/às candidatos/as, via correio eletrónico. Após a divulgação dos resultados, os/as candidatos/as serão notificados/as para, caso pretendam, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. Findo este prazo, os/as candidatos/as selecionados/as terão que declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data do início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta da declaração dentro do prazo referido equivale a renúncia à bolsa. Em caso de renúncia ou desistência do/a candidato/a selecionado/a, será notificado/a o/a candidato/a imediatamente melhor classificado/a.

Instituição de contacto: Identificação da Instituição: Universidade de Coimbra

Endereço:
Edifício da Faculdade de Medicina, 1.º andar, Pólo I, Rua Larga
Coimbra – 3004-504
Portugal

Email: bolsas@uc.pt

Anúncio no site original.