Bolsa de investigação no projecto ACUAERNEGY, ICBAS, Porto, Portugal
Encontra-se aberto um concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação no âmbito do Projeto “ACUAENERGY: Aumento da competitividade das instalações de aquicultura através da promoção da sua eficiência energética”, referência 0569_ACUAENERGY_1_E, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, em curso no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP), nas seguintes condições:
Podem candidatar-se a esta bolsa todos os indivíduos que reúnam cumulativamente os seguintes requisitos, comprovados documentalmente:
a) Ser estudante inscrito/a num Mestrado nas áreas de Engenharia Geográfica, Detenção Remota ou afins;
b) Ter formação em Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
a) Disponibilidade imediata (a referir na carta de motivação);
b) Licenciatura em Eng. Geográfica ou Geoespacial;
c) Experiência em processamento de dados geográficos costeiros;
d) Experiência em ArcGIS e/ou QGIS.
As principais tarefas a desempenhar no âmbito da bolsa serão:
a) Apoio no desenvolvimento de um Sistema de Informação Geográfica a ser disponibilizado online (WebSIG) para a zona de estudo costa da Galiza e do Norte de Portugal, com pesquisa e compilação numa base de dados SIG de informação geográfica relevante para o projeto;
b) Apoio na redação de relatórios no âmbito do projeto.
Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na redação atualmente
em vigor e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, aprovado pelo Regulamento n.º 950/2019.
Avaliação curricular (AC) e, caso o júri entenda necessário, entrevista aos/às 3 candidatos/as mais bem classificados/as. A classificação final será obtida pela seguinte fórmula: AC * 0,8 + E * 0,2 , numa escala de 0 a 20 pontos. Não havendo entrevista, a classificação final será igual à obtida na avaliação curricular.
Os fatores alvo de avaliação curricular serão os seguintes:
a) Avaliação da motivação do candidato (carta de motivação) – 20%;
b) Avaliação da experiência técnica e científica – 30%;
c) Média final de licenciatura – 50%.
Presidente – Professora Doutora Luísa Valente, Professora Associada do ICBAS-UP;
1º vogal efetivo – Doutora Ana Bio, Investigadora Auxiliar, CIIMAR;
2º vogal efetivo – Professor Doutor José Alberto Gonçalves, Professor Auxiliar da FCUP;
1.º vogal suplente – Doutora Isabel Iglesias Fernández, Investigadora Auxiliar, CIIMAR.
Os resultados finais da avaliação serão divulgados através do envio da(s) ata(s) via correio eletrónico indicado pelos/as candidatos/as no seu Curriculum Vitae/Carta de Motivação.
Os/as candidatos/as têm um prazo de 10 dias úteis, a contar do dia imediato ao da notificação, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia aos interessados, ao abrigo dos artigos 121.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo (CPA).
O concurso encontra-se aberto até ao dia 10 de novembro de 2020 (até às 23h59, hora local). As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de email para o endereço candidaturasrh@sp.up.pt, com conhecimento para anabio@ciimar.up.pt indicando no assunto a referência “ICBAS | 1 BI 1| ACUAENERGY”, acompanhado dos seguintes documentos:
a) Carta de motivação;
b) Curriculum vitae;
c) Cópia do(s) certificado(s) das habilitações exigidas;
d) Quaisquer documentos que os/as candidatos/as entendam ser relevantes para apreciação do seu mérito.