Projectos COMPRIME e COMPRI_Mov lançam website e dashboards com dados sobre COVID-19


No dia 6 de Outubro, 2020, foram lançados os websites e dashboards desenvolvidos no âmbito dos projectos de investigação COMPRIME e COMPRI_MOV, financiados pela FCT no âmbito do concurso “Research 4 COVID-19”. As equipas de investigação são constituídas por elementos de instituições do ensino superior, entidades públicas, centros de saúde, administração regional e local, e entidades privadas. O projecto conta também com a participação da ESRI Portugal, cuja tecnologia está na base dos dashboards apresentados.

O projecto COMPRIME, coordenado por Paulo Sousa (CISP-ENSP), tem como objetivo principal identificar as dinâmicas de propagação do SARS-Cov-2, nas suas relações com os perfis demográfico e socioeconómico dos territórios, à escala do concelho, identificando os fatores determinantes dessa propagação; o COMPRI_MOV é coordenado por Nuno Marques da Costa  (CEG-IGOT), e pretende caracterizar a mobilidade das populações, atendendo à intensidade, motivação e padrão geográfico dos fluxos, e, associando a estas dinâmicas dados epidemiológicos, avaliar o risco de propagação associado à mobilidade, e propor um sistema de monitorização para apoio à decisão e apresentar as bases de um modelo de simulação da propagação com base na mobilidade.

Os dados da investigação podem ser visualizados através de 4 dashboards com informação relativa ao desenvolvimento da Covid-19. Um dashboard é dedicado à situação internacional e os restantes são dedicados à situação em Portugal, mostrando a evolução da doença nas suas diversas escalas geográficas.

O projecto segue em execução e em permanente atualização. Na sua página está um inquérito, que pode ser respondido online, com o objectivo de conhecer os padrões de mobilidade em tempos de pandemia.

 

Dashboards projectos COMPRIME e COMPRI_MOV (clique na imagem para seguir para o website do projecto).