Bolsa de Investigação na área dos Sistemas de Informação Geográfica, Lisboa, PT

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação na área dos Sistemas de Informação Geográfica

A Universidade de Lisboa (ULisboa) abre concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação (BI), financiada pela Universidade de Lisboa, na área dos Sistemas de Informação Geográfica, nas seguintes condições:

2. Área Científica: Sistemas de Informação Geográfica

3. Requisitos de admissão:

3.1. Nos termos do art.10º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Lisboa, podem candidatar-se cidadãos nacionais, de outros estados membros da União Europeia e de estados terceiros, detentores de título de residência válido ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração, nos termos previstos na Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, alterada pela Lei n.º 28/2019, de 29 de março ou com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade.

3.2. Habilitações Académicas: Licenciatura Estudante inscrito num mestrado da área de Sistemas de Informação Geográfica, visando a consolidac¸a~o da sua formac¸a~o cienti´fica atrave´s do desenvolvimento de trabalhos de investigação conducentes a` obtenção do respetivo grau académico integrado ou na~o em projetos de I&D.

3.3. Fatores preferenciais: Será dada preferência a candidatos que possuam: i) Experiência em Sistemas de Informação Geográfica em âmbito profissional; ii) Experiência em bases de dados e georeferenciação; iii) Experiência em projetos do âmbito da Biologia/ Ambiente; iv) Experiência em Modelação 3-D; v) Fluência em inglês falado e escrito; Espera-se dos candidatos perseverança, iniciativa, autonomia, muito boa capacidade de organização e de comunicação falada e escrita, bem como capacidade de trabalhar em equipa.

4. Prazo e forma de apresentação da candidatura

4.1. O concurso encontra-se aberto no período de 11 a 24 de setembro de 2020.

4.2 O concurso será publicitado através da plataforma informática para o emprego científico da FCT e ainda no Portal da Universidade de Lisboa.

4.3 A candidatura deve ser enviada para o email: candidaturas.rh@reitoria.ulisboa.pt, com indicação da referência da bolsa a que se candidata.

4.4 A candidatura é obrigatoriamente instruída, sob pena de exclusão, com os seguintes documentos: a) Requerimento contendo identificação do candidato; b) Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o respetivo tipo de bolsa, nomeadamente certificados de habilitações dos graus académicos requeridos; c) Curriculum vitae do candidato; d) Documento comprovativo da inscrição do candidato no curso conferente de grau ou de diploma do ensino superior, ou de aceitação do candidato por parte da entidade conferente do grau ou diploma; e) Declaração sob compromisso de honra de que não existe qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços, que viole o dever de dedicação exclusiva; f) Cópia do documento de identificação civil e, sempre que aplicável, cópia do comprovativo de autorização de residência ou outro documento legalmente equivalente, podendo, no caso de o documento de identificação corresponder ao cartão de cidadão a entrega de cópia ser substituída pela exibição do mesmo, previamente à celebração do contrato, caso a bolsa venha a ser atribuída;

4.5 Relativamente ao certificado de habilitações, no caso de o grau ter sido obtido numa instituição estrangeira, o mesmo deve ser reconhecido por uma instituição portuguesa de acordo com o Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto e a Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro, na sua redação em vigor à data da candidatura.

5. Plano de trabalhos: O/A candidato/a selecionado/a participará em várias tarefas do projeto, nomeadamente: a) Organização de bases de dados do Jardim Botânico Tropical e respetiva georreferenciação; b) Modelação 3D do Jardim Botânico Tropical (SIG 3D), incluíndo coleções e edificado; c) Disponibilização do Jardim Botânico Tropical 3D na web.

6. Local de trabalho e orientação científica: O trabalho será desenvolvido no Jardim Botânico Tropical, Largo dos Jerónimos, 1400-209 Lisboa, e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica da Prof. Doutora Paula Maria Redweik.

7. Métodos de seleção e respetiva valoração

7.1 O método de seleção a utilizar é a avaliação curricular (AC = 100%). O Júri reserva, caso se revele necessário, a possibilidade de convocação de até três candidatos para uma entrevista (E). Neste caso, para os/as candidatos/as que passarem à fase da entrevista, a primeira componente de avaliação pesará 70% e a entrevista pesará 30%. O júri poderá não atribuir a bolsa caso não seja encontrado candidato com o perfil considerado adequado.

7.2 A Avaliação Curricular (AC) é expressa numa escala de 0 a 20 valores, com valoração até às centésimas; e a Entrevista (E), se existir, será avaliada segundo os níveis classificativos de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido ou Insuficiente, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores;

7.3. Na Avaliação Curricular (AC) dos/as candidatos/as são apreciadas as suas aptidões, ponderando-se, de acordo com as exigências do plano de trabalhos, a classificação final de licenciatura (CFL) e a Experiência (Exp), sendo feita de acordo com os parâmetros definidos em ata do Júri e tendo em conta as competências expressas pelo candidato no Curriculum Vitae nas seguintes vertentes: • experiência em bases de dados; • experiência em SIG; • experiência em projetos do âmbito da Biologia/Ambiente; • conhecimentos em Modelação 3-D; • bons conhecimentos de inglês. O cumprimento de cada ponto acima indicado tem a valorização de 4 valores.

7.4 Na entrevista (E), caso seja realizada, são avaliados, de forma objetiva e sistemática, os conhecimentos e as competências técnicas e aspetos comportamentais evidenciados durante a interação estabelecida entre o entrevistador e o/a entrevistado/a, nomeadamente os relacionados com sentido crítico, motivação, expressão e fluência verbais, qualidade da experiência profissional, e valorização e atualização profissional.

7.5 Cada um dos métodos de seleção é eliminatório. 7.5.1 Na AC são excluídos os/as candidatos/as que não obtenham classificação igual ou superior a 14, ou, cumprindo-o, não se encontrem ordenados nos 5 primeiros lugares. 7.5.2 Na (E) são excluídos os/as candidatos/as que não compareçam à entrevista ou que obtenham classificação inferior a 9,5 valores nesta.

7.6 Os/as candidatos/as têm acesso às atas do júri, onde constam os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação de cada um dos métodos de seleção a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método, desde que as solicitem.

8. Composição do Júri: Presidente – Paula Maria Ferreira de Sousa Cruz Redweik, Professora Auxiliar, Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Vogal efetivo – Cristina Maria de Sousa Catita, Professora Auxiliar, Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Vogal efetivo – Ana Cristina Navarro Ferreira, Professora Auxiliar, Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Vogal suplente – Fernando Jorge de Albuquerque Pina Soares, Professor Auxiliar, Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Vogal suplente – Carlos Manuel Correia Antunes, Professor Auxiliar, Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

9. Forma de publicitação/notificação dos resultados: A lista de admissão e exclusão ao concurso, os resultados obtidos em cada uma das fases e a lista de ordenação final dos candidatos que completem o procedimento são publicitados no portal da Universidade de Lisboa em https://www.ulisboa.pt.

9.1 Os/as candidatos/as admitidos/as para o primeiro método de seleção são convocados/as para a realização do método seguinte, por correio eletrónico remetido para o endereço eletrónico comunicado no respetivo Curriculum vitae.

9.2 Os/as candidatos/as excluídos/as são notificados/as, por correio eletrónico com recibo de entrega remetido para o endereço eletrónico comunicado no Curriculum vitae, para a realização da audiência dos interessados nos termos do Código do Procedimento Administrativo.

9.3 A lista de ordenação final é notificada a todos os/as candidatos/as por correio eletrónico com recibo de entrega.

9.4 Decorrido o prazo de reclamação da lista de ordenação final o/a candidato/a selecionado/a é notificado/a para no prazo máximo de 10 dias úteis, apresentar declaração escrita de aceitação da bolsa, sob pena de, não sendo invocado motivo atendível dentro do referido prazo, tal equivaler a renúncia ou desistência da bolsa.

9.5 Em caso de renúncia ou desistência do/a candidato/a selecionado/a, é notificado/a para efeitos do disposto no nº anterior, o/a candidato/a classificado/a no lugar subsequente, se aplicável.

10. Duração da Bolsa e Valor do subsídio de manutenção mensal

10.1 A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em outubro de 2020, podendo ser renovada até ao máximo de 2 anos.

10.2 A bolsa terá o valor mensal de 798,00€ (setecentos e noventa e oito euros)

10.3 O/a bolseiro/a usufruirá de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontre abrangido por qualquer regime de proteção social, pode assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.

10.4 O/A bolseiro/a a selecionar exercerá as funções de bolseiro/a em regime de dedicação exclusiva nos termos previstos no Estatuto de Bolseiro de Investigação. 11. Legislação e regulamentação aplicável Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto. Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Lisboa, Despacho n.º 6238/2020 publicado no Diário da República n.º 113, II.ª série, de 12 de junho de 2020. Presidente – Paula Maria Ferreira de Sousa Cruz Redweik

Data limite de candidatura: 24 Setembro 2020

Instituição de contacto: Universidade de Lisboa

Endereço:
Alameda da Universidade – Cidade Universitária
Lisboa – 1649-004
Portugal

Email: candidaturas.rh@reitoria.ulisboa.pt

Website: http://www.ulisboa.pt

Anúncio no site original


Consulta outras ofertas na Sigzine