Aplicações de imagens de satélite gratuitas com 2 m do novo CBERS 4A

O Sistema Labgis/UERJ vai oferecer, no próximo dia 20 de agosto, às 20 horas (horário Brasília), um webinar sobre o CBERS 4A e aplicações a partir das imagens derivadas do sensor WPM.

Há poucas semanas começaram a ser disponibilizadas gratuitamente imagens de alta resolução oriundos da câmera chinesa WPM a bordo do satélite CBERS 4A. Este é o sexto satélite do programa sino-brasileiro CBERS (China-Brazil Earth-Resources Satellite; em português, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres). Serão apresentados neste webinar gratuito:

– Quais as principais fontes gratuitas de imagens
– Características dos produtos do CBERS 4A
– Considerações técnicas ao se utilizar produtos do CBERS 4A
– Potencialidades de aplicações a partir de dados gratuitos com alta resolução espacial
– Aplicando técnicas de fusão para gerar produtos com 2 m de resolução espacial com as imagens do sensor WPM.

 

Sobre o apresentador

O apresentador é Carlos Eduardo Ferreira, licenciado em Geografia (UERJ), mestre em Geomática (UERJ), possui experiência em docência, projetos e pesquisa em SIG e Sensoriamento Remoto há 14 anos. Foi analista ambiental na Coordenadoria de Gestão do Território e Informações Geoespaciais no INEA/RJ, analista em Geoprocessamento no IBGE, professor de graduação das disciplinas ‘Cartografia Básica e Temática’ e ‘Geoprocessamento’ para o curso de Geografia na UERJ, e tutor presencial no CEDERJ para graduação em Turismo da UNIRIO.

 






Imagem obtida por Sistema Labgis.