Bolsa de investigação para mestre no projecto “Protótipo de sistema de alerta para movimentos de vertente…”, CES, Coimbra, Portugal

Resumo do anúncio:

O Centro de Estudos Sociais (CES) – Laboratório Associado – da Universidade de Coimbra, tem aberto um concurso para contratação de um/a Bolseiro/a de Investigação no âmbito do projeto BeSafeSlide (BSS) – “Protótipo de sistema de alerta para movimentos de vertente, de baixo custo, para melhorar a resiliência da comunidade e adaptação às mudanças ambientais”, tendo como investigador responsável no CES, Alexandre Tavares, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/MEC), com a referência PTDC/GES-AMB/30052/2017, nas seguintes condições:

A. Descrição do Projeto:

Este projeto visa desenvolver e implementar um protótipo de sistema de alerta de baixo custo e tecnologicamente acessível para movimentos de vertente, ajustado dinamicamente a diferentes cenários de alterações climáticas e de uso do solo. Assim, por um lado, as alterações nos padrões da precipitação devido a mudanças climáticas serão incorporados e avaliadas no sistema de alerta; por outro, considera-se que as mudanças previsíveis no uso do solo revelam a exposição e risco futuros.

B. Área Científica:

Geografia, Geociências, Sociologia e áreas afins

C. Critérios de admissão (cumulativos):

1. Estar inscrito num curso de mestrado;

2. Possuir licenciatura em Geografia, Geociências, Sociologia ou áreas afins.

Candidatos/as com grau académico ou diploma emitido por uma instituição estrangeira devem apresentar os comprovativos do reconhecimento do grau académico em Portugal, nos termos do Decreto-Lei nº. 66/2018. Qualquer candidato/a sem o reconhecimento do(s) grau(s) pode ser admitido ao concurso, mas o júri não pode, durante o processo de avaliação das candidaturas:

a) reconhecer os graus do candidato e avaliar de acordo com a posse de tais graus;

b) dar equivalência, ou considerar válida, uma nota de um grau que não esteja reconhecido e registado;

c) utilizar a referida nota ou a sua conversão como parâmetro de avaliação.

Uma eventual aprovação no concurso de um/a candidato/a cujas habilitações não tenham ainda sido reconhecidas em Portugal só poderá dar lugar a contrato após a entrega do reconhecimento do grau académico pelas autoridades portuguesas. O/A candidato/a selecionado/a deverá fazer prova do reconhecimento do grau no prazo de 30 dias após a comunicação dos resultados do concurso. Findo este prazo, o júri ponderará entre três opções: 1. estender o prazo para apresentação do reconhecimento, 2. decidir atribuir a bolsa ao/à candidato/a posicionado/a em segundo lugar, 3. não atribuir a bolsa deste concurso.

D. Plano de trabalhos:

As atividades gerais a desenvolver pelo/a Bolseiro/a incluem apoiar a equipa de investigação do projeto nas seguintes tarefas: preparação e realização de trabalho de campo no âmbito do projeto; análise de dados e preparação de bases de dados, tratamento de informação, produção de resultados e outputs correspondentes às tarefas em que será envolvido/a; apoio ao Investigador Responsável (IR) nas tarefas gerais de gestão do projeto; apoio à organização das reuniões de equipa e seminários; apoio à organização de ações de sensibilização/educação junto das comunidades/parceiros locais e apoio na redação de relatórios científicos e produção de outputs (artigos, comunicações, etc.).

As atividades específicas a desenvolver pelo/a Bolseiro/a incluem, entre outras: a avaliação da modificação futura dos padrões de exposição a movimentos de vertente; o desenvolvimento de procedimentos de comunicação e avaliação da perceção de risco; a avaliação do risco e produção de cartografia de suporte à implementação do sistema de alerta; a definição e validação de medidas de mitigação e de gestão do risco para as áreas classificadas com risco elevado a movimentos de vertente; a avaliação, preparação e validação da capacidade de resposta dos stakeholders e desenvolvimento de práticas de capacitação social para redução da vulnerabilidade e mitigação do risco no âmbito da implementação do sistema de alerta; e o desenvolvimento de estratégias de cooperação com as comunidades locais para o desenvolvimento de procedimentos de evacuação e gestão de emergência face à ocorrência de eventos e instabilidade com elevado potencial disruptivo/destruidor.

E. Legislação e regulamentos aplicáveis:

Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto e subsequentes alterações (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), Regulamento de Bolsas do Centro de Estudos Sociais.

F. Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Estudos Sociais em Coimbra ou em outros locais necessários à execução do plano de trabalhos, sob a orientação científica do investigador responsável no CES, Alexandre Tavares.

G. Duração da bolsa:

A bolsa terá uma duração prevista de 6 meses, com data de início prevista em outubro de 2020.

O contrato de bolsa poderá ser renovado, por iguais ou diferentes períodos, tendo em conta a avaliação do desempenho do/a bolseiro/a, as disponibilidades financeiras e as necessidades científicas do projeto e o regulamento de bolsas da FCT.

H. Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a 798,00€, conforme tabela de valores das bolsas FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O valor será pago mensalmente por transferência bancária. A este montante, acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário, quando aplicável, e do Seguro de Acidentes Pessoais.

I. Métodos de seleção:

A seleção do/a candidato/a será feita através de avaliação curricular. Na eventualidade de vários/as candidatos/as demonstrarem possuir o perfil indicado para a realização do plano de trabalhos, com classificações equiparadas, serão, adicionalmente, efetuadas entrevistas. Quando aplicados os dois métodos de seleção, cada um terá uma valoração de 50% na classificação final.

O júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa no caso de nenhum/a dos/as candidatos/as corresponder ao perfil pretendido.

j. Critérios de avaliação:

1. Adequação do perfil individual e experiência ao trabalho a desenvolver no âmbito do projeto (25%);

2. Excelentes capacidades de comunicação, incluindo domínio da língua inglesa e portuguesa, bem como de trabalho em equipa (25%);

3. Utilizador com conhecimentos sólidos dos software: Microsoft Office, de tratamento de dados (por ex. SPSS, Statistica), de Sistemas de Informação Geográfica (por ex. ArcMap, QGis) e de linguagem de programação (Python e/ou R) (25%);

4. Conhecimentos elementares de análise qualitativa, em particular análise de conteúdo, e análise quantitativa aplicada, nomeadamente análise estatística e modelação espacial (25%).

K. Composição do Júri de Seleção:

Alexandre Tavares (Presidente do Júri)

Sérgio Oliveira (vogal efetivo)

Raquel Melo (vogal efetivo)

Pedro Santos (vogal convidado)

L. Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão comunicados a todos/as os/as candidatos/as através de correio eletrónico. As atas do processo de seleção serão disponibilizadas para consulta pública.

M. Período de apresentação de candidatura:

De 21 de agosto a 3 de setembro de 2020

N. Forma de apresentação da candidatura:

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:

1. documentos comprovativos de que o/a candidato/a reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa, nomeadamente:

a. Cópia do Certificado de habilitações;

b. Comprovativo de matrícula em curso de mestrado. Se no momento de candidatura o candidato não tiver uma inscrição válida, terá de enviar uma declaração sob compromisso de honra na qual assume o compromisso de se inscrever no prazo máximo de 30 dias contados a partir da data de comunicação dos resultados do concurso.

2. Uma carta de motivação (até duas páginas) – com a indicação da referência do concurso (CES/17/2020-BI-BSS), endereço de correio eletrónico e telefone de contacto;

3. Curriculum Vitae detalhado;

4. Cópia de outros documentos comprovativos considerados relevantes, nomeadamente artigos científicos, trabalhos académicos ou certificados que permitam comprovar os conhecimentos e o domínio da língua inglesa.

As candidaturas deverão ser formalizadas através de envio da documentação por correio eletrónico para o endereço concursos@ces.uc.pt, durante o período definido para a apresentação de candidaturas, com a indicação da referência do concurso e do nome do/a candidato/a no assunto do e-mail (CES/17/2020-BI-BSS – NOME DO/A CANDIDATO/A). A candidatura deverá ser considerada entregue após a receção de um e-mail de confirmação.

Referência: CES/17/2020-BI-BSS

Centro de Estudos Sociais

Colégio de S. Jerónimo, Apartado 3087

3000-995 Coimbra

Portugal

O Centro de Estudos Sociais promove a igualdade de oportunidades.

Anúncio original


Consulta mais oportunidades de carreira