Bolsa de Investigação para estudante de doutoramento no âmbito do projeto MetroGov, Lisboa, Portugal
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para estudante de doutoramento no âmbito do projeto MetroGov – Governance in Lisbon Metropolitan Area in a context of conflict, competition and Cooperation/IST-ID, PTDC/GES-URB/30453/2017, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:
Área Científica: Sistemas Urbanos e Regionais
Requisitos de admissão: Mestre* em Engenharia do Território, Engenharia Civil, Urbanismo e Ordenamento do território, Geografia, Arquitetura, Arquitetura Paisagista, Urbanismo ou outra área afim. Os candidatos devem estar inscritos num curso de doutoramento.
Os candidatos devem ter:
- Experiência em projetos relacionados com o espaço urbano e metropolitano;
- Experiência na gestão de projetos;
- Experiência em organização de eventos;
- Domínio em Sistemas de Informação Geográfica
- Experiência na produção e organização de conteúdos de disseminação;
- Domínio oral e escrito da língua portuguesa e da língua inglesa;
- Bom relacionamento interpessoal, capacidade de comunicação, espírito de equipa e atuação pró-ativa.
*Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto.
Plano de trabalhos: Avaliação crítica dos modelos de governação metropolitana sucessivamente desenhados ao longo do tempo, dos respetivos avanços que propunham, mas também dos obstáculos que se lhes colocaram ao ponto de os impedir de se concretizarem;
- Atualização do conhecimento e da produção científica e técnica recente;
- Avaliação dos modelos de governação metropolitana em contextos económicos, políticos e culturais semelhantes;
- Avaliação da situação atual na Área Metropolitana de Lisboa (AML), designadamente por via dos novos desafios societais, da multiplicação dos atores setoriais e territoriais e da mudança estrutural verificada no setor público enquanto provedor de bens e serviços;
- Contribuir para um conjunto de orientações e recomendações organizadas sob a forma de um Manual Prático para a Governança Metropolitana diretamente aplicáveis à AML e replicáveis se ajustadas a outros contextos similares;
- Preparação e acompanhamento de workshops (autoridades locais e outros stakeholders), e conferências;
- Conceção de página web interativa e newsletter;
- Gestão e acompanhamento técnico, administrativo e financeiro do projeto.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf .
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CiTUA do Instituto Superior Técnico, sob a orientação científica do Professor Jorge Manuel Gonçalves.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Setembro de 2020. O contrato de bolsa poderá ser renovado por mais 6 meses ou até ao término do projeto.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €1064,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o modo de pagamento da opção do Bolseiro por Transferência Bancária/Cheque.
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
1) formação académica (25%)
2) análise curricular baseada em:
2.1) Domínio da língua portuguesa e inglesa (20%);
2.2) Experiência anterior em projetos de investigação (25%);
2.3) Experiência em organização de eventos (10%).
2.4) Outros elementos curriculares a nível de formação e atividades complementares (20%);
Caso o júri considere necessário, haverá lugar à realização de entrevistas aos candidatos melhor classificados.
Composição do Júri de Seleção: Prof. Jorge Manuel Gonçalves, Profª Maria Beatriz Marques Condessa, Doutor Pedro Janela Pinto.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Todos os candidatos serão notificados através de e-mail do Resultado Final da Avaliação.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 23 de julho a 5 de agosto de 2020.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: i) Formulário ID B1 – Candidatura a Bolsa de Investigação (www.ist-id.pt); ii) Curriculum Vitae; iii) certificado de habilitações, se aplicável; iv) comprovativo de inscrição em doutoramento; v) carta de motivação;
Estes documentos deverão ser enviadas via e-mail para: patricia.nunes@tecnico.ulisboa.pt