Bolsa de Investigação no projecto “Padrões e processos ecológicos em função da escala: aplicações a redes hidrográficas”

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) (Referência ICETA 2020-24), no âmbito do projeto “PADRÕES E PROCESSOS ECOLÓGICOS EM FUNÇÃO DA ESCALA: APLICAÇÕES A REDES HIDROGRÁFICAS” (ECOLOGICAL PATTERNS AND PROCESSES ACROSS SCALES: APPLICATION TO RIVER NETWORKS), com a referência PTDC/BIA-ECO/28729/2017, financiado por Fundos Nacionais através da FCT/MCTES e Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE 2020 (POCI-01-0145-FEDER-028729), na instituição ICETA, nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências Biológicas, Geografia, Ciências do Ambiente

Requisitos de admissão: (1) Licenciatura em Biologia, Ciências do Ambiente, Geografia, Engenharia Florestal; (2) experiência comprovada no processamento, gestão e análise estatística de dados espaciais.

Plano de trabalhos: Este projecto analisa a diversidade da vegetação ripícola em toda a região geográfica de Portugal Continental, utilizando dados recolhidos ao abrigo da Directiva Quadro da Água. Estes dados consistem em mais de 400 parcelas, com informação sobre a riqueza, composição e abundância relativa das espécies vegetais. Este projecto começa por resumir a informação já recolhida sobre espécies não nativas em ambientes ribeirinhos em Portugal Continental. De seguida, para avaliar a relação entre o número de espécies não nativas e as perturbações humanas, iremos recolher um conjunto de variáveis espaciais que retratam a actividade humana, incluindo tipos de uso do solo, densidade populacional humana, densidades rodoviárias e ferroviárias e o nível de degradação ecológica das margens dos rios. A hipótese a ser testada é que quanto maior for a “pegada humana”, maior será a importância relativa das invasões nos padrões de biodiversidade. Espera-se que o bolseiro tenha uma formação sólida em métodos de análise de dados espaciais, incluindo através da utilização de sistemas de informação geográfica e/ou software R. O bolseiro deverá ter um forte interesse por temáticas relacionadas com ecologia, biodiversidade e invasões biológicas.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto e republicado pelo DL 123/2019, de 28 de agosto e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CIBIO-InBio, no Campus do Instituto Superior de Agronomia em Lisboa, sob a orientação científica dos Doutores Luís António da Silva Borda de Água, César Dinis Santos Capinha e Patricia María Rodríguez González.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto para Setembro de 2020. O contrato não poderá ultrapassar da data de terminus do projeto.





 


Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 798 Euros, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o respetivo pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

Métodos de seleção: A avaliação das candidaturas terá em conta o mérito do candidato, considerando os parâmetros da formação académica (40%), perfil curricular (30%) e experiência científica na área do projeto (30%). O júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa em concurso caso o resultado da avaliação das candidaturas e da sua adequação aos objetivos do projeto não sejam satisfatórios.

Composição do Júri de Seleção:

O júri terá a seguinte composição:

Presidente: Doutor Luís António da Silva Borda de Água

Vogais: Doutora Patricia María Rodríguez González e Doutor César Dinis Santos Capinha

Vogal suplente: Doutor Filipe Eduardo Parreiras Silva Dias

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de afixação nas instalações da Instituição, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 20/06/2020 a 03/07/2020.

Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas devem ser formalizadas através de email enviado para bolsas@iceta.up.pt, contendo obrigatoriamente em assunto a referência a que se candidata (Referência ICETA 2020-24), sob pena de exclusão da candidatura.

Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: PORTO

Instituição de acolhimento: ICETA

Data limite de candidatura: 03 July 2020
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

Instituição de contacto: ICETA – Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto

Endereço:
Praça Gomes Teixeira, Apartado 55142
Porto – 4051-401
Portugal

Email: bolsas@iceta.up.pt

 

Consultar anúncio no site original.