Webinar: Estatística espacial para a distribuição espacial de eventos: epidemias, crimes, serviços, biota, entre outros




 


Na próxima sexta-feira, dia 15 de maio, às 15 horas, o Sistema Labgis oferece um webinar em que serão apresentados conceitos básicos, métricas e métodos de inferência para processos pontuais.

Em termos gerais, a literatura de estatística espacial define como processos pontuais eventos ou ocorrências que podem ser contados e individualizados no espaço geográfico, geralmente representados na forma de pontos ou alternativamente contados dentro de um limite como um município ou bairro. São exemplos: casos de doenças, ocorrência de crimes, acidentes de trânsito, demandas por serviços ou ocorrência na natureza de espécimes da flora e fauna.

Podemos utilizar métodos da estatística espacial para descrever e inferir propriedades sobre a distribuição espacial desses eventos, ajudando a entender o processo pontual, criar hipóteses sobre sua natureza ou projetar cenários futuros ou hipotéticos. São exemplos de questionamento:

– Qual é o padrão espacial da distribuição dos eventos? É concentrado mais em umas regiões do que outras? É disperso espacialmente? Ocorre aleatoriamente no espaço?
– Onde há maior ou menor concentração de eventos? Há variáveis que ajudam a explicar tais diferenças de concentração?
– Qual é uma boa formulação matemática e quais as propriedades podem ser inferidas para o distribuições de eventos observados?

 

Sobre o coordenador:

José Augusto Sapienza Ramos, atua em pesquisa, ensino e consultoria em Geotecnologias desde 2000. Graduado em Ciência da Computação pela Univ. Federal Fluminese, mestre em Ciência e Sistemas de Informações Geográficas pela Univ. de Salzburgo (Áustria) e mestre e doutorando em Eng. de Sistemas e Computação pela Univ. Federal do Rio de Janeiro, atua no campo de Análise Espacial, Estatística Espacial, Geomarketing, Banco de Dados Geográficos e Modelagem Computacional. Participou de diferentes projetos na área e publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais de expressão.