Consultora PSE analisa a mobilidade dos cidadãos durante a pandemia da Covid-19

A consultora PSE tem analisado, desde o início da pandemia da Covid-19, a taxa de contaminação de acordo mobilidade dos cidadãos em cada concelho.

E de acordo com os dados publicados, o confinamentos dos portugueses tem vindo a baixar, embora de forma suave. A PSE tem vindo a publicar os dados relativos a este estudo no seu site.

Segundo a nota técnica do site, este estudo foi efectuado com a participação consentida de cidadãos residente nas regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte, Litoral Centro e Distrito de Faro, que aceitaram instalar a aplicação nos seus telemóveis. Em seguida a mobilidade é analisada 24 por dia, através de obtenção dos dados GPS.

A PSE efectua estes estudos de mobilidade desde 2019, mas com uma aplicação na medição da audiência da publicidade exterior, para auxiliar as câmaras municipais no ordenamento do território e na gestão de mobilidade e transportes, e também em estudos comportamentais de mobilidade e de “shopper”, para outras empresas e entidades.

 

Outras aplicações dirigidas para a monitorização da Covid-19 são a Covid |APP, desenvolvida pela HypeLabs, e já em uso na Colômbia, e a StayAway, uma aplicação desenvolvida pelo INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência) e ISPUP (Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto).