“The true size of…” – a app para comparar o tamanho dos países

A representação de uma esfera numa folha não é simples e é um processo sujeito a distorções.

 Waldseemüller map , 1507

Em cartografia, a projecção da superfície tridimensional da Terra no plano representa um desafio uma vez que existem muitos fatores a ter em conta para que o resultado final seja uma aproximação à realidade: linhas de latitude/longitude paralelas?, correcta dimensão das superfícies? distâncias entre países correctas?… Há sempre uma escolha a ter em conta.

A projecção mais vulgarizada é a de Mercator. Basicamente, é como se uma folha de papel fosse enrolada à volta da Terra, e uma luz , no interior, projectasse os contornos nessa folha. Quando a desenrolássemos teríamos o nosso mapa.
Mas, apesar de muito comum, esta projeção também apresenta os seus problemas (por exemplo, os tamanhos são exagerados junto dos pólos).

Para melhor compreender as diferenças entre os tamanhos dos países, James Talmage e Damon Maneice criaram o site “True size of…“.

Esta aplicação, construída com base num mapa Mercator, permite a comparação de dimensões através do arrastamento das superfícies dos países para qualquer área do globo, permitindo ver e perceber melhor as diferenças entre eles.

Comparação da área da Rússia com África

A forma de usar esta aplicação é muito simples. Faz-se uma busca pelo nome do país, que, depois de seleccionado, nos aparece com a sua superfície colorida. Depois, basta arrastar esse país sobre a área com a qual queremos fazer a comparação. É possível seleccionar vários países ao mesmo tempo e, caso queiramos retirar um da lista, basta clicar com o lado direito do rato sobre ele.

You May Also Like