Bolsa de Pós-Doutoramento – Projecto FireCast – IDL-FCUL

Na FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa(s) de Pós-Doutoramento, no âmbito do projeto/instituição de I&D “FireCast – previsão de probabilidade de ocorrência de fogo e das suas características com vista a um piroambiente habitável”, “PCIF/GRF/0204/2017”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) no âmbito do programa Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no Âmbito da Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – 2017, nas seguintes condições:

Requisitos de admissão: Doutoramento em Ciências Geofísicas ou área afim; experiência em modelação de secas e eventos extremos e seus impactos na vegetação; experiência com bases de dados meteorológicas e climatológicas; conhecimentos de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e de programação em Matlab/Python/R.

Texto do anúncio

Anúncio para atribuição de uma 1 Bolsa de Pós-Doutoramento
no âmbito do Projeto FireCast

Na FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa(s) de Pós-Doutoramento, no âmbito do projeto/instituição de I&D “FireCast – previsão de probabilidade de ocorrência de fogo e das suas características com vista a um piroambiente habitável”, “PCIF/GRF/0204/2017”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) no âmbito do programa Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no Âmbito da Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – 2017, nas seguintes condições:

1.                   Área Científica: Geociências

2.                   Requisitos de admissão: Doutoramento em Ciências Geofísicas ou área afim; experiência em modelação de secas e eventos extremos e seus impactos na vegetação; experiência com bases de dados meteorológicas e climatológicas; conhecimentos de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e de programação em Matlab/Python/R.

3.                   Fatores preferenciais: Experiência com índices de seca e/ou índices de perigo de incêndio; experiência com dados provenientes de reanálises de campos meteorológicos.

4.                   Plano de trabalhos: 1) Analisar a estação de fogos de 2017 em Portugal Continental a fim de identificar os fatores que contribuíram para a sua excecionalidade; 2) Com base em dados históricos de ignições e de área ardida conjuntamente com dados meteorológicos, climatológicos e de vegetação para Portugal Continental, desenvolver métodos estatísticos ótimos para produzir mapas anuais de perigo estrutural de incêndio; 3) combinar a informação de perigos estrutural e meteorológico de incêndio em classes de perigo de incêndio que incorporem informação acerca da possibilidade de eventos extremos.

5.                   Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto- Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf) e do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FCiências.ID aprovado em 23 de fevereiro de 2017.

6.                   Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto Dom Luiz (IDL)do(a) Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), sob a orientação científica do(a) Professor(a)/Doutor(a) Carlos da Camara.

7.                   Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração inicial de 6 meses, com início previsto em dezembro de 2019. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado por mais 18 meses de acordo com o estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

8.                   Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €1509.80, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos no Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social.

O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.

9.                   Métodos de seleção e respetiva valoração: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

avaliação curricular de acordo com os seguintes valores percentuais de ponderação: Curriculum Vitae (0 a 30%); publicações científicas em revistas ISI (0 a 30%); experiência em modelação de secas e eventos extremos (0 a 10%); experiência com bases de dados meteorológicas e climatológicas (0 a 10%); conhecimentos de SIG e de programação (0 a 10%); experiência com índices de seca e índices de perigo de incêndio (0 a 10%).

10.                Composição do Júri de Seleção: Prof. Doutor Carlos da Camara (Presidente); Prof. Doutor Ricardo Trigo (Vogal); Doutora Célia Gouveia (Vogal) e Prof. Doutor José Miguel Cardoso Pereira (Vogal suplente).

11.                Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada no átrio da FCiências.ID sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

12.                Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 11 a 25 de novembro de 2019.

13.                Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas, através de correio eletrónico (a enviar para cdcamara@fc.ul.pt) acompanhadas dos seguintes documentos: i) Carta de motivação; ii) Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado e iii) Certificado de habilitação.

NOTA: salientamos que os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição Portuguesa de acordo com o Decreto-lei nº. 66/2018, de 16 de agosto e a Portaria nº. 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é mandatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374.

Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Instituto Dom Luiz (IDL)do(a) Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)


Data limite de candidatura: 25 Novembro 2019

Consultar anúncio em eracareers.

You May Also Like