Bolsa de Investigação – Projeto PHOENIX-Regeneração Urbana Liderada pelo Comércio e as Novas Formas de Governança

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do projeto PHOENIX Regeneração Urbana Liderada pelo Comércio e as Novas Formas de Governança, (PTDC/GES-URB/31878/2017), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

Texto do anúncio

Área Científica: Geografia (Geografia Humana)

Requisitos de admissão: A este concurso poder-se-ão candidatar Licenciados em Geografia ou área afim.

O projeto PHOENIX-Regeneração Urbana Liderada pelo Comércio e as Novas Formas de Governança, pretende avaliar o potencial das iniciativas de regeneração urbana lideradas pelo comércio, promovidas pelas novas formas de governança que se difundiram nas cidades europeias. De forma particular, a investigação estratégica centra-se no modelo dos Business Improvement District, enquanto exemplo de boa prática na gestão integrada de centros urbanos. A investigação aplicada irá focar-se na implantação de experiências piloto na Área Metropolitana de Lisboa.

Assim, o(a) candidato(a) a selecionar deve possuir experiência devidamente comprovada de trabalho de campo com excelentes conhecimentos da língua portuguesa e inglesa e conhecimentos na área dos estudos urbanos. O(A) candidato(a) deverá ter capacidade de planear, organizar, definir prioridades, solucionar problemas e concluir tarefas, integridade, espírito de iniciativa, autonomia, competências interpessoais e de trabalho em equipa. Conhecimentos de Sistemas de Informação Geográfica, de construção de base de dados, nomeadamente em SPSS, e da Geografia do Comércio e Consumo serão valorizados no quadro do presente concurso. O(A) candidato(a) deverá ter disponibilidade para se deslocar às áreas onde o trabalho de campo irá ser desenvolvido.

Plano de trabalhos: O candidato selecionado realizará atividades de investigação no quadro da tarefa 2 do projeto PHOENIX, dedicado à implantação, monitorização e avaliação de experiências-piloto na Avenida Guerra Junqueira (Lisboa), em Telheiras (Lisboa), nas Colinas do Cruzeiro (Odivelas) e no centro de Vila Franca de Xira. O bolseiro será responsável pela realização de trabalho de campo envolvendo, entre outras tarefas, a elaboração de levantamentos funcionais, inquéritos e entrevistas a comerciantes e a outros atores-chave, bem como a cartografia necessária para compreender a realidade das áreas em análise.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – em vigor

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICS.NOVA (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais), sob a orientação científica do Professor Doutor José Afonso Teixeira, Investigador do projeto e responsável pela sua coordenação no núcleo da NOVA FCSH/CICS.NOVA.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá duração de 12 meses, com início previsto em 1 de dezembro de 2019. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado até à data de conclusão do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €752,38, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes (caso nenhum candidato preencha os requisitos de admissão, salvaguarda-se o direito de não se selecionar nenhum candidato):
– Classificação da licenciatura – 50%
– Disponibilidade para realizar dissertação de mestrado na área do projeto PHOENIX – 20%
– Análise curricular – 15%
– Motivação do(a) candidato(a) – 10%
– Experiência anterior de colaboração em projetos/ trabalhos de investigação – 5%
– O júri pode, caso entenda necessário, convocar os candidatos colocados nas 3 primeiras posições para uma entrevista, sendo que, neste caso, a entrevista tem um peso de 30% a acumular à pontuação obtida na primeira fase de seleção, que entrará com um peso de 70%.

Composição do Júri de Seleção: O júri de seleção das candidaturas da presente bolsa é composto pelos seguintes elementos:
Presidente do Júri: Herculano Cachinho, Professor Associado, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território;
1º Vogal: Margarida Pereira, Professora Associada, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas;
2º Vogal: José Afonso Teixeira, Professor Auxiliar, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada publicada na página eletrónica do CICS.NOVA, sendo os candidatos(as) notificados através de e-mail. Da lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua afixação/publicitação.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 11 a 22 de novembro de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
a) Curriculum Vitae
b) Certificado de habilitações
c) Carta de motivação
d) Outros documentos comprovativos considerados relevantes
e) Declaração de prévio consentimento por meios eletrónicos.

As candidaturas deverão ser enviadas em suporte digital para o seguinte email: cicsnova@fcsh.unl.pt

Consultar o anúncio em eracareers.

You May Also Like