Universidade de Zaragoza publica o livro “Introducción a los SIG con R”

A Universidade de Zaragoza publicou o livro “Introducción a los SIG con R“, que aborda a utilização desta linguagem de programação no âmbito dos Sistemas de Informação Geográfica.

A utilização de R nos SIG tem vindo a ganhar cada vez mais utilizadores uma vez que esta linguagem é adequada para análises estatísticas espaciais, permite personalizar as análises efectuadas, mas também porque o software é gratuito e existe uma grande comunidade de utilizadores que partilham código e diversas soluções para análise espacial.

Este livro foi escrito para o utilizador que não tem conhecimentos prévios de R. Está dividido em três partes – 1. BREVE INTRODUCCIÓN AL LENGUAJE R; 2. INTRODUCCIÓN AL ANÁLISIS ESPACIAL CON R; 3. INTRODUCCIÓN A LA REPRESENTACIÓN CARTOGRÁFICA CON R – e vem acompanhado de exemplos simples que podem ser seguidos para efectuar uma análise espacial em SIG e elaborar cartografia.

O livro pode ser adquirido através da PUZ – Prensas de la Universidad de Zaragoza.


Sobre os autores:

Dominic Royé (Grevenbroich, Alemania, 1981), Doutor em Geografia Física e investigador Pos-Doc na Universidade de Santiago de Compostela. É especialista em análise espacial e visualização de dados, com grande experiência em investigação e docência em Biometeorologia e Geografia Física em centros de investigação de Espanha e Portugal.

Roberto Serrano Notivoli (Zaragoza, España, 1983), Doutor em Geografia e investigador Pos-Doc no Consejo Superior de Investigaciones Científicas. A sua investigação em modelos climáticos está presente em mais de trinta publicações e projectos nacionais e internacionais.


You May Also Like