Bolsa de Investigação – Projeto BioPradaRia – Universidade de Aveiro

Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto “BioPradaRia – Restauração, gestão e conservação da biodiversidade e recursos biológicos associados aos ecossistemas de pradarias marinhas da Ria de Aveiro” (MAR-01.04.02-FEAMP-0020na Universidade de Aveiro & CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar & ECOMARE, com o apoio financeiro do Programa Operacional MAR2020, FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, União Europeia e Portugal 2020 

EstãoEstão abertas candidaturas para 1 lugar de Bolseiro de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto “BioPradaRia – Restauração, gestão e conservação da biodiversidade e recursos biológicos associados aos ecossistemas de pradarias marinhas da Ria de Aveiro” (MAR-01.04.02-FEAMP-0020na Universidade de Aveiro & CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar & ECOMARE, com o apoio financeiro do Programa Operacional MAR2020, FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, União Europeia e Portugal 2020, nas seguintes condições:

A finalidade e o objeto da bolsa são o desenvolvimento e implementação de trabalhos no âmbito do projeto acima referido, nomeadamente a aplicação de ferramentas de sistemas de informação geográfica e de modelação de base SIG na gestão e valorização dos recursos biológicos da Ria de Aveiro e recuperação da biodiversidade.

A bolsa terá a duração de 6 meses com início previsto em 1 de novembro de 2019, eventualmente renovável.

Os destinatários da bolsa são Mestres em Sistemas de Informação Geográfica, Engenharia do Ambiente, Geografia ou Biologia, com experiência comprovada em modelação SIG (e.g., InVEST, MARXAN). São fatores preferenciais a experiência de trabalho em ArcGIS, QGIS e Python. Valorizar-se-á ainda publicações de artigos científicos.

Os objetivos a atingir pelo bolseiro serão os seguintes: executar as tarefas no âmbito das atividades do projeto, nomeadamente, a aplicação de ferramentas de sistemas de informação geográfica e de modelação de base SIG na gestão e valorização dos recursos biológicos da Ria de Aveiro e recuperação da biodiversidade. Participação em atividades de comunicação, sensibilização e disseminação de resultados associados ao projeto.

O trabalho será desenvolvido no Departamento de Biologia e no ECOMARE – Centro de Extensão e de Pesquisa Ambiental e Marinha (CEPAM) da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Doutora Ana Isabel Lillebø e da Doutora Ana Isabel Sousa.

As componentes financeiras da bolsa são: O montante da bolsa corresponde a €989,70,conforme tabela de valores das bolsas constante do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Os critérios de avaliação das candidaturas e respetivas valorações serão: avaliação curricular e entrevista. A ponderação será efetuada da forma descrita a seguir. Avaliação curricular: o curriculum dos candidatos, incluindo média final de licenciatura e de mestrado, terá um fator de ponderação de 2 (média final de < 14 valores = 3; média final de 14 a 16 valores = 4; média final ≥ 16 valores = 5); a produção científica (número de publicações < 3 = 1; número de publicações entre 3 e 5 = 3; número de publicações entre 5 e 10 =4; número de publicações ≥ 10 = 5), terá um fator de ponderação de 1; a experiência curricular no âmbito das atividades a desenvolver (classificada com Min=1 e Max=5), terá um fator de ponderação 3. Os primeiros 3 colocados poderão passar à fase de entrevista caso a diferença entre o primeiro classificado e o segundo seja inferior a 10%. A análise curricular terá um peso de 50% e o desempenho em entrevista (classificada com min=1 e Max=5) terá também um peso de 50%.

O júri responsável pela seleção será constituído por: Doutora Ana I. Sousa (que preside), Doutora Marta Lopes, Doutora Ana I. Lillebø, e Doutor Ricardo Calado (vogais), do Departamento de Biologia & CESAM, Universidade de Aveiro.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio, por email, dos seguintes documentos:

– Formulário de candidatura, disponível no sítio da Área de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032, em “Bolseiros/Research fellow/Modelo de Candidatura”;

– Carta de motivação;

– Curriculum vitae (devidamente datado e assinado);

– Certificados de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes, nomeadamente que demonstrem a experiência valorizada no concurso e critérios de avaliação;

– Indicação do endereço eletrónico para o qual deverão ser realizadas as notificações do processo de seleção.

prazo de recepção das candidaturas será de 02 a 16 de setembro de 2019.

A atribuição de bolsa tem por base o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio e o Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pelo Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto.

As candidaturas deverão ser enviados por correio electrónico, até às 17h (hora de Lisboa) do último dia do prazo, para o email anaisousa@ua.pt, indicando a referência “Bolsa – BioPradaRia – Refª BI/CESAM/0071_2019/MAR-01.04.02-FEAMP-0020 em assunto.

O resultado do processo de selecção será divulgado através de e-mail nos prazos previstos pela legislação aplicável.

Universidade de Aveiro 28 de agosto de 2019
(Doutora Ana Isabel Sousa)

Consultar o anúncio em eracareers.



You May Also Like