Bolsa de Investigação – Instituto Superior de Agronomia, Lisboa

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação para Mestre (BIM)

Referência: PTDC/AGR-FOR/2586/2014

Área científica genérica: Agricultural sciences

Área científica específica: Forest sciences

Abertura de concurso para uma Bolsa de Investigação para Mestre (BIM)

Encontra-se aberto o concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre (BM), no âmbito do projeto refª “PTDC/AGR-FOR/2586/2014 – Fogo na Interface Urbano-Rural: caracterização, cartografia de risco e rede de gestão de combustíveis, do Centro de Estudos Florestas (CEF), Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área científica: Agricultura e Ciências Florestais – Ciências Florestais

Requisitos de admissão: Serão considerados Mestres em Geoinformática, Ciência de Dados, Engenharia Florestal, Geografia, Engenharia Geográfica, Engenharia do Ambiente ou áreas afins.

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro, regulado pela Portaria n.º 227/2017, de 25 de julho e atualizado pelo Decreto-Lei n.º 66/2018, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 157, de 16 de agosto de 2018, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data da efetivação da contratação.

Legislação e regulamentação aplicável: a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica com alteração do Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado em anexo à Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf).



Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, sob a orientação científica do Professor José Miguel Cardoso Pereira.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração inicial de 3 meses, eventualmente renováveis, com início previsto em 1 de Outubro de 2019.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 989.70€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País.

Métodos de seleção:

O método de selecção será baseado em avaliação curricular, valorizando-se as competências em geoinformática e programação.

Critérios de avaliação e ponderação:

  • experiência com manipulação, gestão e análise de dados em sistemas de informação geográfica (60%).
  • Competência em programação em R, incluindo o uso de técnicas de estatística espacial e competência no uso e programação do Google Earth Engine (20%).
  • Familiaridade com o tema dos fogos rurais em Portugal, concretizada através de publicações científicas, participação em projetos de investigação, ou experiência profissional de índole técnica (20%) .

A valoração de cada candidato será feita numa escala de 0-10. Caso o júri de selecção considere necessário, poderá ser realizada entrevista como complemento de avaliação dos candidatos, resultando numa valoração de 70% na avaliação curricular e de 30% na entrevista.

Composição do júri de seleção:

Presidente do Júri – José Miguel Cardoso Pereira (Professor Catedrático, ISA)

1º Vogal – João Manuel Neves Silva (Professor Auxiliar, ISA)

2º Vogal – Ana Cristina Lopes de Sá, (Investigadora, ISA)

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Todos os candidatos serão notificados dos resultados finais do concurso por correio electrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 9 a 20 de setembro de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de e-mail para jmocpereira@gmail.com, com indicação da referência PTDC/AGR-FOR/2586/2014 e acompanhadas de carta de candidatura e seguintes documentos: Curriculum Vitae e certificado de habilitações.

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Instituto Superior de Agronomia

Data limite de candidatura: 20 September 2019

Anúncio completo em eracareers.



You May Also Like