APPSIG – Associação Portuguesa Para os Sistemas de Informação Geográfica

Há mais de 500 anos que os portugueses são (re)conhecidos pela capacidade e competência geográfica e cartográfica. Os nossos antepassados, na sua epopeia marítima da descoberta de novos mundos, socorreram-se de magníficos mapas que na maior parte das vezes ajudaram a elaborar.

Ora, hoje em dia apesar de uma distinta realidade, a verdade é que a geografia e a cartografia são ainda mais importantes e transversais. Apesar de tal necessidade, em Portugal, o (re)conhecimento das ferramentas de SIG é algo que ainda precisa de ser trabalhado.

Sentido esta necessidade, um conjunto de entusiastas entendeu pertinente e necessário criar condições para a divulgação do potencial dos SIG em Portugal. Como veículo para atingir esta finalidade, foi criada em 2016 a Associação Portuguesa Para os Sistemas de Informação Geográfica – APPSIG.

Trata-se de um espaço de união e partilha de conhecimento, entre todos os utilizadores, os vários estudantes e profissionais do setor que de alguma forma atuem sobre o espaço ou território, dotando-os de meios para que estes se mantenham atualizados numa área em constante e rápida mudança.

Consideramos que estamos a dinamizar o setor em Portugal dada a nossa aposta em áreas que se consideramos nucleares, como a divulgação técnica e científica, a formação e aproximação dos diversos profissionais, estudantes e utilizadores que compõem o setor, através da organização de eventos, como colóquios e reuniões informais sobre
determinada temática (presenciais e online), que, cumprindo os hospícios para que foram criadas, e levem à concretização de novas iniciativas e projetos.

Através dos nossos canais de comunicação, atuamos sobre os diferentes intervenientes no setor e pretendemos funcionar como um hub de informação divulgando notícias, projetos, artigos, cursos, formação, concursos e ofertas de emprego relacionadas com os SIG.

Apoiamos a investigação científica e contribuímos para a formação de massa crítica através de ações de formação, para desta forma, enriquecer e capacitar capital humano, adicionando valor às várias organizações que investem ou irão investir na espacialização do seu mercado/objeto de estudo.

Quer saber mais? Visite-nos em appsig.pt!

Quer ajudar-nos a crescer? Visite-nos em http://appsig.pt/torna-te-socio/

A direção,

Luís Fonseca, Filipe Esteves & Pedro Gonçalves




You May Also Like